O gesso e suas curiosidades

Olá, sou Amanda Fardelône, formada em Design de produto pela Unesp, e fui convidada a escrever no blog do QuickImóvel para auxiliar a todos com algumas dicas. Hoje decidi falar sobre o gesso, as possibilidades do uso e as razões deste conselho.

Construir atualmente requer certo estudo preliminar de cada cômodo, agora decidir o que colocar e como colocar é a parte mais difícil para o primeiro morador, não importando se é ou não é a primeira morada. Em alguns momentos da construção surgem as dúvidas, e é nesta hora que buscamos ideias em revistas, internet, auxílio de profissionais de interiores e até mesmo de amigos próximos.

O gesso é uma das etapas que mais consome tempo na decisão. Ele abrange muitas facetas que podem ajudar na decoração, na iluminação, na divisão dos ambientes, e demais áreas. Além de oferecer elegância à obra, muitas vezes acaba também por oferecer certas economias. Para começar a exemplificar suas qualidades, seguem abaixo duas linhas que podem ser encontradas em gesso:

  • A placa de gesso comum de 60cmx60cm é a opção mais barata, porém requer que se aguardem cinco dias para sua fixação para depois concluir com reparos e pintura.
  • A placa acartonada/drywall é um sistema mais rápido de fixação, pode ter diversas medidas, sendo a primeira com 0.60m x 2.00m, a segunda com 1.20m x 1.80m e a terceira com 1.20m x 2.40m.

Esta última, apesar de ter um custo mais alto se comparado com as placas comuns de 60cm x 60cm, ainda está liderando a demanda em todos os meus projetos de interiores por possuir um acabamento melhor no final da obra. Desses acartonados, existem três tipos de configurações: placa da cor cinza para paredes internas, placa verde para ambientes com mais umidade como banheiros e lavanderias ou áreas externas que não recebem chuva e, por fim, a placa rosa que é antichamas, recomendada pelo corpo de bombeiros para grandes obras comerciais.

Com o Drywall, o gesso ganha mais utilidades, podendo construir divisórias no ambiente, prateleiras e nichos decorativos, até mesmo closets. Claro que não podemos esquecer que cada parede deve ser acompanhada de uma estrutura de perfis e montantes internos. Drywalls que escondem encanamentos de água e também instalações elétricas devem receber mais estrutura e até uma dedicação maior do gesseiro, bem como drywalls que suportam peso, quadros, espelhos e ar-condicionado, também devem seguir com o mesmo auxílio. Lembrando que o gesso aceita muitos acabamentos: pastilhas decorativas, pinturas e texturas, grafite, papéis de parede e espelhos.

Os closets feitos de gesso, mencionados acima, podem receber uma pintura automotiva, assim estarão protegidos contra sujeiras, além de deixar o cliente à vontade na escolha das cores. Ele também consegue suportar as portas do closet, mesmo sendo de espelho ou vidros coloridos. Assim é possível colocar gavetas e sapateiras de MDF para completar o armário. Esta opção pode ficar mais barata.

Outro ponto importante que o gesso oferece é a iluminação embutida. Muitos clientes têm dúvidas sobre o que é sobrepor e embutir. Peças de iluminação de sobrepor são utilizadas quando não se tem gesso no teto. Já as peças de embutir, como o próprio nome diz, acabam sendo embutidas no gesso aparecendo, assim, somente o ponto de luz. O gesso pode proporcionar vários desenhos e a iluminação pode acompanha-los, deixando a casa mais sofisticada e mais bem iluminada.

O importante dessa conversa é saber o que cada material pode proporcionar ao cliente e qual será seu custo/benefício na obra como um todo. Muitas vezes, optamos por materiais convencionais para realizar projetos, sendo que é possível criar uma nova maneira! E muito mais em conta!

Aproveite as dicas para ousar na utilização do gesso, você pode ser criativo, moderno e ainda gastar menos que o esperado!

E ai, o que achou? Em caso de dúvidas, você pode me escrever um e-mail: [email protected] ou [email protected] e ajudarei no que for possível! 😀

 

Amanda Fardelône

Amanda Fardelône

Bacharel em Design de Produto pela Unesp, iniciando especialização em iluminação pelo IPOG em São Paulo. Experiente em desenhos de móveis planejados e decoração de interiores. Apaixonada por arte, gastronomia, teatro e moda.

Veja também...


Comentários

comments