Como reduzir a burocracia e agilizar a venda de imóveis?

A burocracia em excesso traz diversos problemas para a realização da venda de imóveis, tais como lentidão nos processos de negociações, aborrecimentos com procedimentos que parecem repetitivos, e por fim, diminuição do engajamento por parte dos clientes. No mercado imobiliário, quem perde mais com tudo isso são os vendedores e corretores de imóveis.

A morosidade causada pela burocracia, já é um trauma na vida dos brasileiros, por isso, simplificar o processo para vendedores e clientes, agilizando a compra e venda de um imóvel, resultará em maior satisfação por parte dos envolvidos nesse processo, assim como também em mais lucratividade para corretores e imobiliárias.

Por conta disso, vamos apresentar dicas a respeito de como diminuir a burocracia no mercado imobiliário, com o objetivo de acelerar as vendas. Ficou interessado? Confira!

Integre o site da imobiliária a um CRM

Um CRM é um sistema que permite armazenar todos os dados e históricos de atendimento ao cliente em um sistema integrado, por meio do qual é possível obter métricas com dados comportamentais desses clientes.

Por isso, ao integrar seu site imobiliário a um CRM, além de compreender melhor seus clientes, mostrando a eles imóveis com maiores chances de aceitação, você também não precisa realizar o recadastramento de um imóvel repetidas vezes. Para isso, basta atualizar os dados uma única vez para que o sistema integrado a outros portais e sites imobiliários replique as atualizações periodicamente. Incrível, não mesmo?

Ofereça fichas cadastrais digitais para os clientes

Uma forma excepcional de facilitar o dia a dia da imobiliária é disponibilizar fichas cadastrais digitais para os clientes. Essas fichas podem ser viabilizadas no site da imobiliária, onde os dados ficam armazenados em um banco ou em editores de texto, como o Word por exemplo.

Em ambos os casos é importante definir tanto os campos editáveis, aqueles que podem ser preenchidos pelos clientes, como também os campos protegidos, os quais não podem ser alterados por conterem informações sobre o corretor ou a imobiliária.

Utilize as redes sociais nas vendas de imóveis

Os e-mails ainda são muito úteis para formalizar ações importantes do processo de negociação. Entretanto, como muitas pessoas checam as redes sociais com mais frequência do que acessam seus e-mails, elas podem ser mais eficientes para a comunicação.

Na verdade, o WhatsApp Marketing já tem se mostrado uma solução que facilita a vida dos corretores em diversos aspectos. Com esse aplicativo para uso mobile, é possível até mesmo criar de um grupo, o que aproxima as pessoas envolvidas no processo de compra e venda de um imóvel.

Para ilustrar a situação, vamos supor que uma casa esteja sendo vendida por 10 herdeiros de um imóvel. Nesse caso, a criação de um grupo no WhatsApp que inclua todos esses herdeiros permite ao corretor falar com todos de uma só vez.

Repense a necessidade de cada documento interno

É preciso realizar uma análise prática sobre todos os processos que necessitam de documentação. Diminuir a quantidade de papelada desnecessária, com certeza melhora a produtividade em todos os departamentos.

Claro que, em certos casos, a documentação é importante, inclusive para uma boa gestão interna. No entanto, vale a pena se perguntar se cada documento produzido é realmente necessário ou se é possível trocá-lo por um processo digital.

Dê mais autonomia para os profissionais da imobiliária

Quanto mais autonomia os profissionais têm para realizar determinadas atividades, mais agilidade há nos processos. Se cada simples ação tiver que ser aprovada por gestores, talvez tudo se torne muito lento, principalmente se esse processo de aprovação for burocrático.

Entretanto, treinar bem a equipe é fundamental para garantir que boas decisões serão tomadas quando os funcionários tiverem maior autonomia.

Diversas tarefas podem ser otimizadas com o auxílio da tecnologia, bem como ao repensar os processos utilizados nas rotinas de funcionamento de uma imobiliária.

Se você gostou deste artigo sobre venda de imóveis e quiser aprender um pouco mais, leia também sobre os 5 passos para fidelizar clientes no setor imobiliário!

Ruana Godoy

Ruana Godoy

Bacharel em Relações Públicas pela Unesp, possui excelente experiência em comunicação digital, produção de eventos e empreendedorismo. Aquariana com ascendente em aquário, é apaixonada por liberdade, viagens e gastronomia.

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