Corretor de imóveis: melhor empreender ou ser filiado à imobiliária?

Para começar na carreira de corretor de imóveis, é importante escolher entre trabalhar como corretor de imóveis autônomo ou estar vinculado a uma imobiliária. É uma tarefa difícil de decidir e deve ser analisada com cautela, visto que, a escolha feita influencia totalmente nos resultados mensais. Por isso, é necessário avaliar as possibilidades e os prós e contras de cada escolha, para dessa forma, estabelecer a melhor opção para sua carreira de acordo com seus objetivos e perfil.

É importante esclarecer que para exercer essa profissão, de forma independente ou vinculado à uma imobiliária, é preciso estar inscrito, obrigatoriamente, no seu Conselho Regional — CRECI.

Vantagens e desvantagens de ser um corretor autônomo:

Liberdade e independência

Se o profissional decidir trabalhar por conta própria, terá liberdade para executar suas atividades de forma mais independente e com flexibilidade, poderá realizar seus próprios negócios criando uma rotina que se enquadre melhor no seu estilo de vida, determinando horários, estratégias, metas e estando em total controle das negociações.

100% de suas comissões

Como não se está vinculado à nenhuma empresa, toda comissão proveniente das negociações ficará com o profissional, que deve  respeitar a tabela de remuneração do CRECI.

Flexibilidade para alterar a rotina

Se for necessário, você pode mudar toda a sua rotina a qualquer momento. Poderá definir suas férias, feriados, trabalhar onde quiser e como quiser. Uma ótima alternativa para quem tem outras tarefas diárias a resolver.

Sobrecarga de tarefas

Ter toda essa autonomia, pode gerar problemas para um profissional que não consegue se concentrar em todas as sua tarefas. O excesso de responsabilidades e afazeres poderá fazer com que o foco seja perdido, consequentemente, interferir nos resultados desejados ao final do mês ou até mesmo não conseguir diferenciar-se no mercado. Uma dica é estar sempre atento aos detalhes do ramo.

Autodisciplina

Se não houver autodisciplina haverá dificuldade em se organizar, administrar seus negócios e clientes, criando uma imagem negativa de sua reputação, por isso é importante ter maturidade e muita disposição para seguir suas metas e traçar novos objetivos com afinco para cumpri-las e isso, com certeza, trará resultados positivos.

Vantagens e desvantagens de trabalhar associado à uma imobiliária:

Rotina fixa

O corretor de imóveis que pretende trabalhar associado a uma imobiliária, precisa prestar serviços à empresa e tem de cumprir uma rotina determinada por eles, o que pode também ser vantajoso e proporcionar bons resultados, mas pode ser um problema para quem tem outras pendências a serem resolvidas durante o dia-a-dia.

Salário fixo

Ser um funcionário garante um salário fixo todo mês, mesmo que não tenha alcançado suas metas mensais, você tem a garantia de uma remuneração.

Comissão não é adquirida em 100%

Financeiramente, o desempenho é o elemento principal para o corretor de imóveis ter sucesso em suas vendas e rendimentos favoráveis em seu trabalho. O corretor além do  salário fixo tem suas comissões de venda, que neste caso não é adquirida em 100%, parte dessa comissão fica para a imobiliária, o que é uma desvantagem. Precisam também alcançar metas semestralmente determinadas pela empresa, o que exige mais empenho.

Férias estabelecidas e outros benefícios

Como vantagem, existe a segurança de férias, benefícios presumidos na CLT e uma maior facilidade de conseguir clientes, já que está em uma empresa que possui uma cartela de consumidores e um nome no mercado.

E então, já decidiu se pretende trabalhar como corretor de imóveis autônomo ou vinculado a uma imobiliária? O QuickImóvel surgiu exatamente para captar novos clientes e auxiliar em ambos os casos, portanto, analise, reflita e escolha a opção que atenderá melhor suas necessidades e preferências a fim de obter resultados positivos para sua carreira e vida pessoal. Venha conhecer mais o QuickImóvel, que pode te ajudar — e muito — nessa empreitada!

Ruana Godoy

Ruana Godoy

Bacharel em Relações Públicas pela Unesp, possui excelente experiência em comunicação digital, produção de eventos e empreendedorismo. Aquariana com ascendente em aquário, é apaixonada por liberdade, viagens e gastronomia.

Veja também...


Comentários

comments