A crise em que o Brasil vive faz com que tenhamos que ter o máximo de atenção para a prospecção de clientes. O mercado imobiliário requer ainda mais cuidados, levando em consideração a redução de aquisição de imóveis em reflexo desta baixa econômica. Por isso, listamos 4 erros dos quais, como corretor, você precisa fugir imediatamente se quiser melhorar seus resultados e nadar contra a maré da crise! Confira!
1. Faltar organização
A desorganização provoca perda de contatos importantes. Quando você se organiza, sabe exatamente por onde começar a prospectar a cada novo empreendimento. Quando realiza o primeiro atendimento ao cliente, algumas vezes ainda não possui o imóvel que se adéqua ao seu perfil. Por isso, faça a gestão destes contatos para prospecções futuras.
Organize os dados de contato com seus clientes e sobre o que conversaram. Além disso, trace o perfil do possível cliente e passe a organizar estes contatos em montantes de afinidade. Assim, a cada novo empreendimento, você já sabe quais serão as primeiras pessoas para quem ligar.
2. Confundir venda com prospecção
A primeira conversa com o cliente precisa ser para conhecê-lo. Em seguida, depois de saber exatamente do que o cliente precisa e o que ele está buscando, ofereça opções de negócio compatíveis com suas expectativas. Nem sempre a conversa evolui para o fechamento. Geralmente, seu cliente não deseja fechar naquele momento. Não respeitar esta etapa pode ser desagradável, soar como insistência.
Aproveite a prospecção de clientes para conhecer e coletar informações. Igualmente importante é munir o cliente de informações que vão dar mais segurança e confiança para fechar a venda. Nada melhor do que ter a sensação de que estamos tratando com um especialista no assunto!
3. Ignorar a tecnologia
Não espere que suas correspondências via carteiro tenham o mesmo efeito e abrangência que esperamos de meios tecnológicos de divulgação. Por isso, procure a ajuda da tecnologia para envio de e-mails marketing e criação de anúncios na internet, para melhorar sua visibilidade e, inclusive, para estabelecer processos de prospecção e relacionamento com estes possíveis clientes.
Um histórico de contatos bem administrado, com informações completas sobre os prospectados, vai otimizar muito a sua prospecção de clientes. Use a tecnologia, inclusive, para economizar, com ligações mais assertivas e informação levada a um perímetro muito maior, com menos tempo e dinheiro gasto!
4. Não trabalhar técnicas de prospecção
Ninguém nasce sabendo, correto? Por isso, não despreze técnicas de venda e de comunicação para poder conduzir o atendimento com o controle da situação. Assim, o desfecho da conversa com o cliente será favorável.
Invista em seu marketing pessoal para poder passar a segurança que o cliente precisa ter ao conversar com um profissional. Trabalhe o tom de voz, a gesticulação, a flexibilidade de negociação (mesmo que com condições previamente determinadas pela diretoria) e o atendimento personalizado, focando nos interesses do seu cliente. Assim, você vai conseguir prospectar este cliente com sucesso e converter esta venda!
A prospecção de clientes é um processo extremamente importante para garantir a sustentabilidade de seu negócio. Fugindo dos quatro erros citados acima, você vai garantir sucesso nas prospecções e um resultado diferenciado em suas vendas!
Então, gostou do nosso post? Aproveite e confira 5 técnicas de vendas utilizadas por corretores de imóveis de sucesso!

- Quer ser um corretor de sucesso? Veja 5 erros que você não pode cometer - 8 de fevereiro de 2017
- Como reduzir a burocracia e agilizar a venda de imóveis? - 10 de janeiro de 2017
- 5 ferramentas indispensáveis para um corretor de imóveis - 7 de dezembro de 2016
- Saiba a importância do pós-venda na relação entre cliente e corretor - 8 de novembro de 2016
- WhatsApp Marketing: uma ferramenta eficaz no mercado imobiliário - 2 de novembro de 2016
- 5 passos para fidelizar clientes no setor imobiliário - 25 de outubro de 2016
- 6 motivos para integrar seu site imobiliário a um CRM - 18 de outubro de 2016
- Qual a melhor opção de formalização para um corretor de imóveis? - 11 de outubro de 2016
- CRECI SP, nosso mais novo parceiro! - 28 de setembro de 2016
- O que é uma bolha imobiliária e como ela pode afetar um corretor? - 27 de setembro de 2016