Planejados, já pensou sobre isso?

Olá, pessoal!Hoje iremos falar da grande importância dos planejados, sejam em residências ou mesmo em áreas comerciais.

Possibilidades

Para conhecer melhor as possibilidades, é necessário primeiramente ir à busca de um profissional da área, arquiteto ou designer de interiores, e assim fazer alguns estudos preliminares de todos os espaços, obtendo então a mobília adequada dentro de cada cômodo. O MDF é um material derivado da madeira, com seu formato de chapa, basicamente é um aglomerado de fibras de madeira com resinas sintéticas, é aquecido e prensado. Sendo o mais utilizado em marcenarias, disponibiliza cores diversas, como cores amadeiradas foscas e brilhantes e a laca. Essas chapas podem ter variações de espessura de acordo com a sua aplicação, sendo de 3 mm até 60 mm. Em marcenaria são mais usadas as de 6 mm, 15 mm e 18 mm. Vale ressaltar que essas chapas não devem ser molhadas, apenas podem ser limpas com panos umedecidos.

Iluminação

Lembram-se do assunto da iluminação? Pois esse assunto anterior ajuda a dar destaque nas mobílias planejadas, oferecendo luz às áreas que mais necessitam de visibilidade neste móvel. Dependendo do projeto, é possível colocarmos pontos de luz dentro do planejado em MDF, porém a especificação destes pontos deve estar no estudo preliminar.

Mas o que devemos decidir primeiro? Antes de tudo vem à necessidade que teremos em cada cômodo. Em uma cozinha, por exemplo, precisamos pensar em todos os utensílios para serem guardados, e também o que podemos expor. Em um closet, para que ele seja organizado, é preciso avaliar quais são as roupas que são usadas, principalmente a quantidade de cada peça, assim pode criar situações que solucionem as necessidades. Em áreas comerciais é avaliado qual o tipo de profissão, qual a rotina deste profissional e as coisas que ele necessita guardar, partindo disto, começa a criação de mobílias que ajudam no dia a dia.

Personalizado

Cada um tem seu estilo, suas preocupações e sua rotina, a mobília planejada tem esse nome exatamente para atender cada item mencionado. O estilo pode ser resolvido com a escolha das cores, texturas e formatos. A preocupação está atrelada a funcionalidade que cada mobília desenhada pode oferecer, deixando um ambiente bem resolvido e tranquilo de estar. A rotina se manifesta no uso de cada mobília, por isso o projeto deve ser bem específico, focando na praticidade que o móvel planejado oferece.

Aproveito para dizer que o mais importante de tudo isto é escolher a marcenaria que melhor o atende para o momento. Espero ter ajudado pessoal!

Amanda Fardelône

Amanda Fardelône

Bacharel em Design de Produto pela Unesp, iniciando especialização em iluminação pelo IPOG em São Paulo. Experiente em desenhos de móveis planejados e decoração de interiores. Apaixonada por arte, gastronomia, teatro e moda.

Veja também...


Comentários

comments