Saiba a importância do pós-venda na relação entre cliente e corretor

A assinatura de um contrato de compra e venda representa o início de um novo ciclo para o cliente e para o corretor. Entretanto, nem sempre esse novo ciclo fica claro para ambos, afinal: uma vez que a venda foi fechada, está na hora de ir em busca de novos clientes. Certo? Sim e não: não se pode subestimar a importância do pós-venda!

Investir na prospecção de clientes não significa abandonar aqueles que acabaram de fechar negócio. Aliás, eles podem ser fundamentais na captação de novas oportunidades. Não entendeu? Calma! Nós explicamos.

No post de hoje, vamos mostrar a importância do pós-venda e o impacto dessa etapa nos negócios. Vamos lá?

Um relacionamento de longo prazo gera confiança

Fechar uma venda de imóvel não significa o fim do trabalho, mas o início de uma nova etapa: o relacionamento.

A maioria dos corretores pensa que o relacionamento começa quando o cliente aparece com sua demanda, mas isso é um engano. Na verdade, nesse momento, começa uma negociação. O cliente sabe que todos os atos do corretor têm como objetivo fechar uma venda. Então, mesmo que exista uma relação de confiança, ela está no plano dos negócios.

Após a conclusão da venda, o relacionamento de fato começa, isso se o corretor:

  • Mantiver um contato constante para verificar se tudo está bem;
  • Enviar periodicamente informações sobre o mercado imobiliário (de acordo como perfil de cada cliente);
  • Resolver os problemas do cliente com o imóvel, mesmo após a venda.

Ou seja, o relacionamento começa quando o corretor se mantém disponível, mesmo que não exista uma negociação acontecendo. É aí que ele se mostra confiável.

Assim, a importância do pós-venda está no fato de que um relacionamento de longo prazo gera confiança. Essa confiança, então, produz indicações, que conduzem a novos clientes, que permitem novas vendas.

A importância do pós-venda para obtenção de feedback

Após o fechamento de um negócio, é importante que o cliente seja consultado sobre a qualidade do atendimento recebido. Ouvir e entender o feedback dos clientes atuais possibilita melhorar o atendimento para futuros clientes.

Um método muito utilizado para avaliar o nível de satisfação do cliente é o NPS, que consiste em enviar para ele, duas questões:

  • “Em uma escala de 0 a 10, qual a possibilidade de indicar nossa empresa para um amigo?”;
  • “Em poucas palavras, descreva o que motivou sua classificação sobre a indicação”.

Os retornos obtidos podem ser divididos em:

  • Notas entre 0 e 6 – Clientes Detratores: ficaram insatisfeitos com o serviço oferecido e não o indicam;
  • Notas entre 7 e 8 – Clientes Neutros: são clientes volúveis; até indicariam seus serviços, mas fariam ressalvas.
  • Notas entre 9 e 10 – Cliente Promotores: acreditam que sua vida melhorou melhor após consumir o serviço ou produto oferecido por sua empresa. Indicam-na para amigos e parentes.

Percebeu que saber o nível de satisfação do cliente pode ser um crucial para o sucesso do seu negócio? Clientes satisfeitos geram indicações e clientes insatisfeitos geram informações pontuais que, se bem analisadas, permitem ao corretor corrigi-las e melhorar o atendimento.

As datas especiais podem gerar novos negócios

Se, em relacionamentos pessoais, arquivar e lembrar datas comemorativas é importante, imagina no pós-venda!

É importante que o corretor mantenha um arquivo de datas especiais e comemorativas. Além das datas tradicionais como Natal, Dia dos pais, Dia das mães e Dia das mulheres, é importante saber outras mais específicas como aniversário, aniversário da compra e etc.

Nessas ocasiões, além de enviar sinceras felicitações utilizando formas mais pessoais — como um telefonema, uma mensagem de texto ou um e-mail personalizado —, apresente promoções, lançamentos e dicas de bons investimentos por meio de uma newsletter de aniversário, por exemplo.

Percebeu a importância do pós-venda e as oportunidades que ele traz? Siga-nos no Facebook e fique por dentro de todos nossos artigos e publicações!

Ruana Godoy

Ruana Godoy

Bacharel em Relações Públicas pela Unesp, possui excelente experiência em comunicação digital, produção de eventos e empreendedorismo. Aquariana com ascendente em aquário, é apaixonada por liberdade, viagens e gastronomia.

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