Você já ouviu falar em Cohousing?

Cohousing é um novo conceito que na verdade retoma antigos hábitos. Me permita ser mais clara: o termo cohousing siginifica vida em comunidade (é originário de uma palavra dinamarquesa e foi traduzido para o inglês), ou seja, retomar o senso de viver e fazer parte de uma comunidade, morar não apenas na sua casa mas em um bairro com harmonia, onde todos os moradores tomam as decisões referentes a comunidade em conjunto.

 

Falando sobre viver em comunidade, me lembrei da séria Desperate Housewives (disponível no Netflix,rs), que mostra a vida de famílias que vivem em Wisteria lane, uma comunidade no interior dos Estados Unidos. Na série, todos os vizinhos se conhecem e são amigos, organizam festas e encontros pelo o bairro e chegaram até a eleger até uma representante para zelar pelos bons costumes da vizinhança. A trama envolve dramas e segredos obscuros que são revelados entre as famílias vizinhas, como se fossem uma única família.

5d61de1d56e84a8db2617503bbe611dc

(Imagem retirada do Pinterest)

Em uma Cohousing, todos os moradores possuem suas próprias casas, no entanto, o espaço comum entre eles deve ser igualmente compartilhado, considerado como complemento de suas áreas privadas. Retomar o espirito de solidariedade e amizade entre os vizinhos, compartilhar experiências entre famílias e viver em uma comunidade onde todos se reúnem frequentemente é a essência da Cohousing, que procura refletir um estilo de vida mais simples e harmônico.

 

A boa notícia, para os adeptos a essa novidade, é que o Cohousing já chegou ao Brasil!

Deixo aqui para vocês o grupo criado pela arquiteta e urbanista Lilian Lubochisnki, e duas páginas relacionadas ao tema: Cohousing Brasil e Cohousing Sampa.

Anexo também o link de uma matéria mais detalhada sobre este assunto: www.jardimdomundo.com/cohousing-uma-nova-forma-de-morar

 

E ai, já pensou em retomar os antigos hábitos e voltar a fazer parte de uma comunidade?

Ruana Godoy

Ruana Godoy

Bacharel em Relações Públicas pela Unesp, possui excelente experiência em comunicação digital, produção de eventos e empreendedorismo. Aquariana com ascendente em aquário, é apaixonada por liberdade, viagens e gastronomia.

Veja também...


Comentários

comments